sábado, 30 de junho de 2012

PET PEDAGOGIA PARTICIPA DE EVENTO AESUFOPE - PORTO ALEGRE




Grupo Pet Pedagogia com Professora Jaqueline Moll, diretora do SEB/MEC


        No dia 22 de junho de 2012, o grupo PET-Pedagogia esteve presente em um evento promovido pela Associação de Escolas Superiores de Formação de Professores do Ensino do Rio Grande do Sul – AESUFOPE, intitulado “Avaliando as políticas públicas de formação de professores no Brasil e no Rio Grande do Sul”, realizado no auditório da Faculdade de Educação da PUCRS em Porto Alegre.
A AESUFOPE promoveu a discussão abordando dois painéis. O primeiro com o tema: “Avaliando as políticas públicas de Formação de professores: FORPAR Nacional, PNE – Plano Nacional de Educação, Diretrizes CNE – Conselho Nacional de Educação” e o segundo “Avaliando as políticas públicas de Formação de professores: práticas e fóruns”. Os principais painelistas foram:
·        Dr.ª Maria Aparecida Bergamaschi (UFRGS/FACED)
·        Dr.ª Jaqueline Moll (SEB/MEC)
·        Dr. Sérgio Roberto Kieling Franco (UFRGS/CONAES e FORPAR/RS)
·        Dr.ª Leda Scheibe (UNOESC e ANPED)
·        Dr. José Clóvis de Azevedo (Secretário SEDUC/RS)
·        Dr.ª Maria Beatriz Luce (UFRGS/CNE)
·        Dr.ª Antonia Busmann (ANFOPE)
No primeiro momento foram abordadas questões sobre como as Políticas Públicas estão sendo voltadas para a formação continuada dos professores, ressaltando a Política Nacional de Formação de Professores que tem como objetivo expandir a oferta e melhorar a qualidade nos cursos de formação dos docentes. Foi discutido que, apesar de existirem as possibilidades do profissional se capacitar, há um não acompanhamento dos professores nessas formações.
Em comentários foi relatado que o PNE que está em atraso deveria ser votado dia 26/06/2012, e que o PIB está em discussão de 8% para 10%, sendo assim, que as políticas públicas quando formuladas devem estar voltadas à realidade, pois estas são ações e/ou programas voltadas para melhoria da vida do povo no âmbito educacional.
No segundo momento ocorreram discussões sobre o FORPAR Nacional, o Plano Nacional de Educação e as Diretrizes do Conselho Nacional de Educação. 
O Secretário da SEDUC/RS Dr. José Clóvis Azevedo trouxe a temática “Formação de Professores: em práticas e necessidades” abordando eixos prioritários, como: recuperação física e modernização tecnológica da rede estadual; formação dos educadores; valorização do profissional e qualificação da gestão e democratização. O Evento contou com nomes do MEC, CAPES, CNE, UFRGS, CONAES e ANPED, além de uma comitiva de alunos e professores da UNIPAMPA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário