sábado, 30 de junho de 2012

GRUPO PET PROMOVE PALESTRA COMUNICAÇÃO: DESAFIOS ATUAIS E INTERFACE COM AS REDES SOCIAIS



    No dia 26 de junho de 2012 o grupo PET-Pedagogia proporcionou a palestra intitulada COMUNICAÇÃO: DESAFIOS ATUAIS E INTERFACE COM AS REDES SOCIAIS, que teve como palestrante o editor chefe do jornal O Informativo do Vale, o jornalista Márcio Cardoso de Souza de Lajeado\RS
        A palestra ocorreu no noturno, oportunizando a participação dos acadêmicos de todos os cursos, neste tempo o jornalista discorreu sobre suas experiências no jornal O Informativo do Vale. Ele mencionou que este é o único jornal com circulação diária no Vale do Taquari,  e o principal veículo de comunicação impresso da região. A circulação é de 8,2 mil exemplares\dia na semana é 8,5 mil aos sábados o público leitor chega a 50 mil pessoas, somados a versão impressa e online. O jornal é o quinto do interior do estado com uma circulação ininterrupta há mais de 40 anos. Sua opção histórica é a cobertura regional, focada em um jornalismo comunitário e participativo, não perdendo, porém a sintonia com o estado, o país e o mundo. A edição online já disponibiliza o jornal na íntegra, com notícias, fotografias e anúncios para o mundo inteiro em tempo real antes mesmo do final do processo de edição diária.
         O jornalista citou a importância das tecnologias pela rapidez da divulgação, e também pelas notícias serem divulgadas de modo instantâneos, o que faz com que a informação chegue a um maior número de pessoas em um tempo muito curto. De forma bem descontraída e alegre o jornalista Márcio interagiu com seu público formado por acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e História do Campus Jaguarão\RS.
          Ele demonstrou como deve ser formada uma notícia para que chame a atenção do leitor, respondidas as seguintes perguntas: O quê? Quem? Quando? Onde? Essas são essenciais na manchete, instigando o leitor abrir o jornal, ou clicar na notícia para ler. Já as circunstâncias e as causas podem vir nos parágrafos posteriores da notícia respondendo as perguntas Como? E Por quê?
       Um jornal para ser bem quisto, e estar na preferência das pessoas deve conter editoriais, esportes, política, saúde, educação, economia e os gerais (comédia, horóscopo, novelas...)
          E a responsabilidade que detém um editor chefe de um jornal, pois é a seu cargo que ficam as notícias para serem revisadas e editadas. Ele é o único que lê o jornal por completo, da primeira a última página. Revela a importância das notícias serem publicadas com sensatez, domínio do assunto, clareza e precisão. A divulgação de eventos também segue os mesmos critérios, segundo Márcio de Souza o que nos alertou como acadêmicos para futuros trabalhos.
         Na visão das petianas “a palestra trouxe um novo olhar sobre a produção de informação, a notícia e a correlação com as redes sociais”. O grupo PET-Pedagogia é constituído por 12 (doze) bolsistas e é tutorado pelo Prof. Dr. Maurício Aires Vieira.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário