quinta-feira, 4 de outubro de 2012

GRUPO PET-PEDAGOGIA ENCERRA SEMESTRE COM PARTICIPAÇÕES EM VÁRIOS EVENTOS CIENTÍFICOS


Em julho as petianas Danieli Dias, Franciele Noda, Vanessa Rocha e o tutor prof. Dr. Maurício Aires Vieira participaram do XVII Seminário Internacional de Educação – SIEduca, realizado na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – Cachoeira do Sul.
A temática do SIEduca deste ano foi  “O que o Ensino Precisa Saber sobre a Aprendizagem”. O evento teve como objetivo promover a formação continuada e qualificação dos profissionais da educação, oportunizando a discussão de temáticas emergentes, por intermédio de espaços privilegiados de ação-reflexão, intercâmbio e divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidos. O evento tem desempenhado papel significativo na formação continuada, institucionalizando um espaço de compartilhamento, diálogo e convivência entre os educadores, com a integração dos três níveis de ensino.  Entre os palestrantes destacamos a presença do Dr. César Nunes, Dr. Mário Sérgio Vasconcelos e Dr. Ivan Izquierdo.  As petianas tiveram quatro trabalhos aceitos neste evento. Nas conferências internacionais destaca-se o conferencista Dr. Rui Trindade – Universidade do Porto, Portugal. Durante sua conferência, afirmou que acredita que as escolas devem conhecer melhor o desenvolvimento cognitivo das crianças para formar melhores alunos. Segundo Trindade, esse processo passa pelo conhecimento da capacidade de raciocínio em diferentes etapas da vida pela valorização das estratégias e soluções encontradas pelas crianças. Na sua fala, afirmou que aquela escola pensada como espaço onde o professor tudo sabe e tudo ensina terá que acabar. Pois, é importante estabelecer relações de troca e interação com o meio.


PETIANAS DANIELI E VANESSA 

Em julho as petianas Vanessa Rocha, Ilma Ávila e o tutor prof. Dr. Maurício Aires Vieira participaram do XXII ENAPET em São Luis do Maranhão.

O ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos PET’s - ocorrido na Universidade Federal do Maranhão (UFM), na capital São Luís, contou com a presença de quase 2.000 petianos e teve como objetivos principais, promover a integração dos grupos PET’s no Brasil; discutir as dificuldades enfrentadas pelos grupos; articular e incentivar a integração dos grupos nas discussões acerca do cenário educativo nacional.  O encontro foi sediado pelos seguintes grupos PET’s da Universidade Federal do Maranhão (UFMA): Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Direito, Física, além dos PET’s conexão de saberes; e contou com uma programação que incluiu palestras, debates, oficinas, apresentação de trabalhos (painéis e simpósios) e grupos de discussão, que propiciaram troca de ideias, experiências e saberes entre os grupos que ali se reuniram.
O Grupo apresentou as atividades desenvolvidas pela sua pesquisa central, que teve como foco o trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento referente às ações afirmativas para a inserção de jovens e adultos no Ensino Superior. O trabalho foi citado como destaque nos Grupos de Discussão do evento juntamente com outros que abordavam temáticas como: Assistencialismo versus Extensão universitária, Ações afirmativas, Mobilidade Acadêmica, Movimento Estudantil e Assistência Estudantil. O tutor e as petianas participaram do Grupo de Discussão (GD) sobre a Qualidade dos Trabalhos, bem como outras atividades do evento como os encontros por área de especialidade e atividades culturais. O grupo ainda fez uma saída a campo no Município de Alcântara para conhecer a realidade das Escolas locais e aproveitou a oportunidade para fazer uma visita ao escritório ACS – Alcântara Cyclone Space, empresa binacional brasileira ucraniana, responsável pela comercialização e operação de lançamento usando o veículo Lançador Cyclone-4, a partir de CLA (é um braço comercial que foi criado especificamente para trabalho com  a parte logística do foguete em construção). A empresa desenvolve um projeto de Educação Patrimonial no estado e se dispôs a enviar materiais didático-pedagógicos para UNIPAMPA, uma vez que o Campus Jaguarão trata desta temática.
PETIANAS ILMA, VANESSA E TUTOR MAURICIO AIRES VIEIRA

PETIANAS ILMA E VANESSA

MAURICIO AIRES VIEIRA

Prof. Doutor Tutor Mauricio Aires Vieira avaliando trabalhos no ENAPET

Em julho a petiana Vanessa Rocha participou do Evento em SÃO PAULO
A petiana Vanessa Rocha, em julho, participou do  IV CIPS- Congresso Internacional de Pedagogia Social & Simpósio de Pesquisa Pós-Graduação, num evento dedicado a discutir de maneira ampla teoria, prática a profissionalização da Pedagogia Social, entendida como Teoria Geral da Educação Social. A quarta versão que teve como tema "À hora e a vez da Educação Social". A escolha do tema foi impulsionada pelos pareceres favoráveis no Congresso Nacional Brasileiro ao projeto de lei 5346/2009, que torna a Educação Social uma profissão que caso seja aprovado, o mesmo se tornará um marco em nosso país, pois demandará tanto no âmbito das políticas públicas de formação de trabalhadores sociais quanto no âmbito da formação acadêmica, profissional e técnica e ainda no âmbito das iniciativas de requalificação, aperfeiçoamento e especialização profissional, uma alocação de recursos humanos e materiais e uma logística considerável, relata a petiana Vanessa. Este novo quadro foi reforçado institucionalmente no evento por meio da Assembléia Geral da ABRAPSOCIAL- Associação Brasileira de Pedagogia Social mostrando a importância, do fortalecimento no âmbito acadêmico, político e institucional da Pedagogia Social e da Educação Social. O IV CIPS ocorreu em duas universidades de Campinas (UNICAMP e UNISAL) e em São Paulo (PUC/USP/MACKENZIE). Nas universidades situadas na cidade de São Paulo foram realizadas 03 mesas temáticas e 36 apresentações orais nos simpósios de pesquisa e pós-graduação. Em Campinas, foram apresentadas 03 conferências, 14 mesas temáticas, 08 oficinas (técnicas/profissionais) e artísticas, e outros 03 mini-cursos e duas sessões de vídeo-posteres, além de um encerramento com atividades culturais. E teve a presença de convidados da América Latina, Ásia, África, América do Norte e Europa, que se propuseram a aprofundar a reflexão teórica, a investigação das práticas no campo das profissões sociais, bem como contribuíram para o aumento da produção de conhecimento na área.

Em setembro o prof. Dr. Maurício Aires Vieira participou do I CONINTER – Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades , no Rio de Janeiro/Niterói.
O tutor apresentou trabalhos na área da Educação Patrimonial para surdos e outro enfocando a questão da Didática no campo das licenciaturas.



O grupo PET-Pedagogia é tutorado pelo professor Doutor Maurício Aires Vieira e conta com 12 bolsistas, que desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário