Durante a Semana Farroupilha o Grupo PET Pedagogia representado
pelo seu Tutor e também Diretor da Unipampa - Campus Jaguarão Professor Dr.
Maurício Aires Vieira e as petianas Danieli Dias, Franciele Noda e Vanessa
Rocha estiveram em Aracaju/SE, juntamente com a Coordenadora acadêmica do Campus
Jaguarão Professora Dr.ª Carmem Regina Dorneles Nogueira representando a
Unipampa no VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade"
que teve como público alvo todos aqueles que dedicam sua reflexão e ação às
questões relacionadas à Educação numa abordagem multireferenciada, sejam
pesquisadores, profissionais, gestores, professores da educação básica,
estudantes de graduação e pós-graduação ou demais interessados em estudos,
pesquisas e ações neste campo, bem como profissionais, pesquisadores e
estudantes de áreas fora do contexto educacional, mas de relevância para a
sociedade, tomando como premissa importante a complexidade e multiplicidade
contemporânea. No dia 20 de Setembro durante o turno da manhã a Petiana
Franciele Noda apresentou o trabalho: “Práticas Pedagógicas: propostas e teoria
de Celestin Freinet, um estudo na cidade de Arroio Grande/RS”, que teve como
objetivo principal identificar aderências à proposta pedagógica do Educador
Freinet, mesmo sem a concepção dos docentes em suas bagagens teóricas. Paralelo
a esta apresentação o tutor Prof. Dr. Maurício Aires
Vieira coordenou abertura das Palestras Internacionais: Entre quem aprende e o
saber, será que é preciso um terceiro para pensar por si mesmo?, com o
Professor Doutor Constantin Xypas (Universidade Católica do Oeste, França e
UERN). Também coordenou a Mesa temática: “Avanços da pós-graduação na
Educação e no Ensino de ciências no Brasil” com a Professora Doutora Isabel
Martins (ABRAPEC/NUTESI/UFRJ)
e o Professor Doutor Roberto Nardi (UNESP).
O grupo participou da Conferência Internacional, “Le travail des
enseignants dans la société contemporaine” (O trabalho dos docentes na
sociedade contemporânea), com o Professor Ph. Dr. Maurice Tardif (Université de
Montréal. Québec. Canadá). O conferencista destacou os aspectos históricos
sobre as concepções de ensino que ainda se encontram presentes hoje: vocação,
ofício e profissão docente, com o objetivo de compreender as concepções
tradicionais que perduram ainda hoje em relação ao ensino atual. No segundo
momento fez a crítica sobre as tensões e os desafios existentes que
caracterizam hoje o ensino e notadamente o trabalho das mulheres docentes.
No
dia 21 de setembro o grupo participou da Palestra Internacional
“Pedagogia da Contribuição no Contexto das Diferenças” com o Palestrante Professor
Doutor Jean-Robert Poulin (Université du Québec em Choutimi, Canada), enfocando
a temática central das dimensões
da exclusão social e as representações sociais estabelecidas. Destacou que
devemos levar em conta o respeito o poder, a identidade e o mercado de trabalho
em suas dimensões econômicas, sociais, culturais e políticas. Afirmou que não
pode haver verdadeira igualdade social sem uma presença afirmada de valores
como: respeito à vida humana e igualdade de direitos em uma sociedade. Trouxe à
tona a temática da integração escolar e da educação inclusiva falou da noção de
integração escolar que surgiu nos anos 60 e marcou uma etapa muito importante
no domínio da educação dos alunos com deficiência ou com dificuldade de
adaptação ou de aprendizagem, mesmo se a presença deles em classe regular
estivesse longe de ser garantida. Falando do direito generalizado à classe
regular e a educação inclusiva.
No dia
22 de setembro a Petiana Vanessa Rocha apresentou o trabalho: “Uma Experiência de Ensino
Aprendizagem: Valorizando a Importância da Conscientização Fonológica para a
Aquisição da Língua Escrita em Crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental”.
A apresentação expôs a prática docente e destacou a importância da
conscientização fonológica para a aquisição da língua escrita em crianças do
primeiro ano do ensino fundamental. Também valorizou a revisão das práticas
pedagógicas aplicadas em sala de aula pelos próprios docentes em prol de conduzir os alunos da melhor maneira possível a
construção de seus conhecimentos.
No
mesmo momento em outra sala a Petiana Danieli Dias apresentou o trabalho: “Bombeiros Mirins:
Educação Transversal Aos Muros Escolares, que teve como objetivo apresentar a
função educativa que é desenvolvida com a comunidade e o retorno que essa
proposta de trabalho tem na construção do sujeito, além de apontar o processo
de integração social e educativo dos participantes.
A Petiana
Franciele Noda foi convidada a coordenar o Eixo 19: Pesquisa fora do contexto
educacional no dia 22 de setembro.
Após o término das apresentações
de trabalhos de todos os eixos temáticos abordados no evento, aconteceu a
Conferência Internacional de Encerramento, intitulada “Conferência: La crisis
de la Educación em la sociedade contemporánea:
¿mito ou realidade?, sendo conferencista a Prof.ª Dr.ª Inés
Dussel (FLACSO-Argentina).
O evento
proporcionou às petianas e tutor o intercâmbio de saberes e experiências com
diversas universidades brasileiras e estrangeiras. O tutor Prof. Maurício
Vieira foi convidado para integrar a equipe que organizará o livro dos
Colóquios anteriores a este, juntamente com mais 04 universidades.
O evento
considerado um dos melhores do Brasil, Qualis A Internacional, teve
aproximadamente 2.000 participantes em 950 trabalhos apresentados.
“É uma experiência
enriquecedora para todo petiano “beber de saberes” de todas regiões e conhecer
o universo da pesquisa”, afirma e finaliza o tutor Prof. Maurício Vieira.
Petianas, Tutor Mauricio Aires Vieira com Professora Doutora Veleida Anahi da Silva (UFS) e
Professor Doutor Bernard Charlot (CAPES/UFS,
ARDICO e EDUCON)
Petianas Franciele, Vanessa, Danieli com Professor Doutor Constantin Xypas
(Universidade Católica do Oeste, França e UERN)
(Universidade Católica do Oeste, França e UERN)
Petiana Vanessa Rocha, Petiana Franciele Noda, Tutor Professor Doutor Maurício Vieira e Professora Dr.ª Carmem Regina Dorneles Nogueira
Petianas Danieli, Franciele, Vanessa com Professor Ph. Dr. Maurice Tardif
(Université de Montréal. Québec. Canadá)
Petiana Danieli e Tutor Mauricio Aires Vieira com Professor Ph. Dr. Maurice Tardif
(Université de Montréal. Québec. Canadá)
Petianas Danieli Dias e Franciele Noda
Nenhum comentário:
Postar um comentário