sábado, 24 de março de 2012

Redes sociais : um novo mundo

Evento do grupo PET-Pedagogia Jaguarão: O campus Jaguarão e o grupo PET-Pedagogia coordenado pelo Professor Maurício Aires Vieira promove conferência internacional abordando a temática das redes sociais.


Redes sociais : um novo mundo
No dia 13 de março de 2012, o pesquisador e jornalista francês da TF1, Olivier Levard (autor do livro “Facebook, meus amigos, meus amores e meus problemas”, proferiu a conferência intitulada “Redes sociais : um novo mundo”, que tinha como objetivo apresentar algumas considerações sobre a influência das redes sociais no mundo atual, pois segundo Levard, em poucos anos, as redes sociais modificaram profundamente a Internet, e também com a configuração de uma rede mundial se vê uma mudança em toda a sociedade. O facebook com apenas 5 anos, cresce a cada dia e já conta com milhares de membros. Já o Twitter, rede social bem mais jovem, tornou-se um canal de expressão oficial para grandes dirigentes de empresas e para as pessoas famosas. Como explicar o sucesso destas redes sociais? Quais são as regras para se exprimir quando se é uma Instituição? Como as redes sociais poderiam evoluir?
A conferência teve um grande sucesso de público, e pode apresentar aos alunos, docentes e comunidade externa o poder que as redes sociais exercem nas nossas vidas, sobretudo no público mais jovem. Tal evento foi promovido pelo PET-Pedagogia e pela direção do campus, contou com a participação do Professor Deivid Gaia que fez a tradução simultânea.  



quarta-feira, 21 de março de 2012

O Tutor Maurício Vieira representa a Universidade em congresso realizado em Cuba

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) teve um trabalho representando a instituição no 8º Congresso Internacional de Educação Superior, que ocorreu em Cuba, na Universidade de Havana de 13 a 17 de fevereiro. O técnico em Assuntos Educacionais e coordenador da Comissão Local de Extensão, Jucenir Rocha, e o diretor do Campus Jaguarão, professor Maurício Vieira, apresentaram um trabalho sobre o extensionismo, integrando-se às discussões sobre o tema. Em uma reflexão sobre o “que-fazer” educativo e suas metodologias, os representantes levaram ao evento o trabalho intitulado A influência decisiva do conceito de extensão em Paulo Freire na inserção do paradigma participativo no extensionismo rural brasileiro, e debateram conceitos de Extensão com delegações de diversas nacionalidades.  

Por sua vez, o diretor Maurício Vieira aproveitou a oportunidade para trocar experiências e informações com universidades africanas, venezuelanas, portuguesas e demais países, e também manteve o diálogo com outras instituições de ensino que desejam intercambiar e trabalhar com ingresso de estudantes de outras regiões e países. Segundo ele, foi a oportunidade para relatar a profícua experiência da UNIPAMPA para integração e inclusão étnica através do processo seletivo especial para Indígenas e Fronteiriços. 
- Estamos recebendo os primeiros alunos indígenas e fronteiriços e com muita satisfação - salienta o professor.